Provavelmente você já sabe que o estresse é uma reação natural do corpo, resultado de situações de altas demandas e pressão. Mas, você sabia que ele pode mudar as funcionalidades do nosso corpo?
Além dos sintomas da mudança do corpo relacionados ao estresse mais comuns — como falta de sono — também existem alguns outros que merecem a atenção para cuidar da própria saúde. Te explicamos certinho aqui:
O corpo reagindo ao estresse
Segundo a OMS, o sistema nervoso central contribui para o estado de “luta ou fuga”, que é basicamente seu corpo fica preparado para reagir a alguma ameaça externa. Porém, essa ativação não é um problema, o dano está na permanência desse estado.
Com isso, para se proteger de possíveis lesões os nossos músculos ficam mais tensos e a nossa respiração acelera com a contração entre as narinas e pulmão. Essas condições derivadas do estresse podem causar:
-
dores de cabeça e enxaquecas;
-
dor nas costas e outras partes do corpo;
-
ataques de pânico;
-
pressão alta;
-
falta de foco;
-
problemas de intestino como náuseas, inchaço e dor;
Alguns desses sintomas conversam com o que você está sentindo? Então alguns hábitos precisam mudar!
O que pode ser feito?
O estresse vem muito de problemas externos como o trabalho e estudo, mas também podem ser consequências de problemas internos — como um ambiente hostil, falta de tempo de qualidade consigo mesmo e poucas horas dedicadas ao lazer.
Uma mente com um bom funcionamento significa também uma mente relaxada, e quando falamos de descanso não estamos nos referindo aquelas 4 horas seguidas de celular, viu? Os hobbies podem ser seus aliados nesse processo, como: ler um livro, pintar, correr e demais atividades que distraem seu cérebro de problemas de uma forma saudável.Aqui na Mushin, nosso compromisso é o seu bem-estar, conte com a gente!