É bem provável que a palavra “burnout” já tenha aparecido na sua timeline, né? Isso se você já não passou por um. A palavra tornou-se popular após diversos relatos de pessoas que tiveram burnout e compartilharam suas experiências, a fim de alertar sobre os primeiros indícios e como evitar.
Aqui, a gente te explica: o que é, como evitar e como cuidar dos primeiros sinais do burnout.
O que é um burnout?
A síndrome de burnout — comumente conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional — é um distúrbio emocional causado pelo excesso de estresse que vem de situações normalmente decorrentes do trabalho, como: responsabilidade exagerada, prazos apertados e competitividade.
É comum que pessoas que sofrem de burnout sentirem cansaço extremo, estresse e esgotamento físico. Em seu auge, pode acarretar em um colapso físico e emocional.
Os primeiros sinais que você precisa de uma pausa
Para identificar o burnout, esteja atento a esses sintomas:
-
irritabilidade;
-
insônia;
-
dores de cabeça;
-
alterações de apetite;
-
isolamento social;
Saber o começo da sua situação pode evitar que a sua mente entre em colapso, evitando grandes crises de ansiedade e quadros de depressão profunda.
O que fazer?
Se você se sente deprimido e ansioso em nível extremo, é muito importante que você procure ajuda, ok? Principalmente se o burnout for a sua primeira suspeita de diagnóstico. Procure um médico e recorra a pessoas que sabe que pode contar — às vezes é difícil sair dessa sozinho e tá tudo bem também não se envergonhe de procurar ajuda!
Caso esteja começando a se sentir assim, não ignore os sinais. Priorize-se, cuide de você, invista tempo nos seus hobbies e nas atividades de descanso — elas podem ser a chave para uma boa produtividade e maior bem estar pessoal.
A Mushin quer te ajudar de muitas formas, da informação responsável ao consumo, conte com a gente!