Para alguns, descanso e produtividade podem estar em linhas de pensamentos bem distintas, ou até mesmo que o descanso deveria ser a recompensa da produtividade — o que super funciona também, mas usar desse recurso apenas quando sentimos que merecemos pode afetar o resultado de outras atividades.
A verdade é que o descanso e a produtividade estão paradoxalmente conectados, a gente te explica como um não funciona sem o outro. Confira:
Qual a ligação?
O que é muito ignorado no meio corporativo — e para aqueles que se cobram demais — é que um trabalho que rende bons resultados é um trabalho feito por uma mente descansada. Uma pesquisa da Cornell University mostrou que desenvolvedores que não tiveram um sono de qualidade produziram 50% menos códigos funcionais enquanto cometeram mais erros que o esperado. É um dado alarmante, né?
O que deveria ser somado vira uma conversa separada. Quando olhamos apenas para o resultado deixamos o processo de lado, e esquecemos principalmente que descansar também faz parte desse processo.
Quando não estamos devidamente descansados, fatores como foco, humor, energia e demais funcionalidades do corpo são afetadas. Isso faz com que a nossa performance se reduza ao estado em que nos encontramos.
O que pode ser feito?
Por muitas vezes, descanso é atrelado ao sono — o que não é mentira — mas atividades físicas e hobbies também são fundamentais e também podem ser consideradas atividades de descanso.
Por isso, separar tempo para se alimentar melhor e praticar mais exercícios físicos é fundamental, já que esse conjunto ajuda a melhorar os danos que uma mente estressada pode causar.
Demais hobbies como pintar, ler, ouvir música e até mesmo andar de bicicleta podem te ajudar super também! Quem sabe você não descubra uma atividade que goste mais do que só ficar nas redes sociais? Ou até mesmo redescubra algo que gostava muito de fazer?
Cuidar de você também traz resultados esplêndidos, e pode causar mais efeitos positivos do que possa imaginar.
A Mushin pode ser sua aliada nesse processo de autocuidado super necessário. E aí, vem com a gente?