FRETE GRÁTIS: Compras acima de R$ 280,00 para Sul e Suldeste

Química da felicidade: O que é e por que você deveria se importar

Você sabia que existe um conceito que consiste em somar práticas que agrupam os 4  hormônios que ajudam a regular humor e estresse? O nome disso é Química da Felicidade. 

Saber o que é a Química da Felicidade e como ela funciona no nosso corpo é fundamental para cuidar da nossa saúde (mental e/ou física). A gente te explica como:

Quais são os hormônios 

Primeiro, você precisa saber quais são os hormônios que juntos resultam na Química da Felicidade e entender o papel de cada um no nosso corpo, ok? Uma leve explicação:

  • Serotonina: influência no humor, sono e apetite e está fortemente ligada à calma e a alegria;

  • Dopamina:  Trabalha a motivação, no prazer e na aprendizagem, ligada a sensação de recompensa;

  • Ocitocina: liberada em momentos de interações sociais e intimidade, provendo momentos de segurança e confiança;

  • Endorfina: Produzida durante atividades físicas intensas, oferecendo sensação de prazer e euforia;

O papel dos neurotransmissores

Entender o papel dos neurotransmissores também é fundamental para aplicar a Química da Felicidade. Eles são mensageiros químicos liberados pelos neurônios, permitindo que o cérebro se comunique com músculos, glândulas e outras células nervosas. É essa comunicação que coordena funções importantes do corpo e influencia diretamente como nos sentimos e reagimos.

Como usar ao seu favor

Agora que você já sabe as funções dos neurotransmissores e dos hormônios, entender como utilizar essas funções ao seu favor é muito importante.

Praticar esportes e cuidar da alimentação são fundamentais para que sua química da felicidade funcione da melhor forma possível, viu? Desse jeito, você terá mais energia e disposição para corpo e mente!


A Mushin está com você para esse momentos, conta com a gente!

Outros artigos que podem te interessar

O estresse pode mudar o nosso corpo?

O estresse pode mudar o nosso corpo?

O estresse é uma resposta natural do corpo, mas quando se prolonga, pode alterar funções importantes e gerar sintomas como dores, tensão muscular, falta de foco e problemas intestinais. Isso...

Leia mais
Burnout: o que é e como se cuidar

Burnout: o que é e como se cuidar

O burnout acontece quando o estresse do dia a dia — principalmente no trabalho — ultrapassa nossos limites e leva ao esgotamento físico e emocional. Ele costuma começar devagar, com...

Leia mais