A palavra pode soar estranha — e é bem possível que você nunca tenha ouvido falar — mas o conceito é bem simples. Adaptógenos são substâncias presentes em plantas e ervas, que auxiliam em determinadas funções do corpo humano em relação ao estresse. São bem comuns em suplementos alimentares, bebidas e alimentos funcionais.
Ainda parece confuso? A gente te explica certinho, ok?
Onde estão presentes?
Os adaptógenos agem como reguladores no organismo, e cada um pode ter uma função específica, os mais comuns são: ginseng, ashwagandha, rhodiola e cordyceps. Esses adaptógenos eram comumente usados na medicina tradicional oriental, mas seus benefícios e a crescente busca por tratamentos naturais fizeram com que sua procura aumentasse.
Eles desempenham um papel que substituem produtos ultraprocessados como energéticos e outros tipos de fonte de energia artificiais. Por exemplo: os adaptógenos podem ser uma fonte de energia limpa para você que se sente muito cansado, e uma fonte de relaxamento para quem sofre com o estresse.
De maneira completamente natural, você pode garantir foco e relaxamento.
Como adaptar na rotina?
Adotar adaptógenos na rotina pode ser bem fácil e dinâmico — mas também bem desafiador para quem não é acostumado a se aventurar por produtos naturais —, pois existem diversos alimentos novos no mercado que estão seguindo essa linha dos adaptógenos.
Um exemplo disso somos nós, a Mushin, com o extrato de cogumelo dos nossos produtos atuando como um adaptógeno natural enquanto auxilia no equilíbrio de corpo e mente.
Legal, né? E todos são muito fáceis de adaptar no seu dia a dia, para você tomar no café da manhã, comer no lanche da tarde ou até antes do exercício físico — que te dá uma energia bem saudável.
Vem com a Mushin cuidar da sua saúde!