Segundo dados de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil foi considerado o país mais ansioso do mundo, com o registro de 18,6 milhões da população que conviviam com transtorno de ansiedade.
O transtorno de ansiedade também pode ser confundido com estresse, ou seja, pode ser que o que você venha sentindo seja na verdade em decorrência da ansiedade.
Como diferenciar
Os dois têm sintomas parecidíssimos, como:
-
dificuldade para dormir;
-
dificuldade em se concentrar;
-
irritabilidade;
-
falta interesse em atividades cotidianas;
Porém, o estresse é causado por um externo identificável, como: muito trabalho, estudo, demandas em casa, etc. Enquanto a ansiedade é principalmente influenciada por fatores internos, os nossos pensamentos sobre algo ou alguém — que pode nem ter acontecido de fato.
Confundir os dois não é incomum, afinal podemos passar por picos de ansiedade quando estamos sob estresse e duvidar da nossa capacidade como pessoas e profissionais, mas identificar é fundamental para tratar os dois, ok?
Em ambos, os sintomas também podem ser físicos, então sempre estar atento aos sinais!
O que é indicado?
O acompanhamento médico é fundamental e insubstituível, viu? Procure um médico e entenda suas necessidades.
Mas por enquanto, o que se pode fazer é pensar em formas de entender o que funciona para que a ansiedade não te tome tanto tempo assim. Exercícios físicos, alimentação e colocar limites na sua rotina são fatores muito importantes para lidar com todos esses sintomas.
Aqui na Mushin, nosso objetivo é te ajudar, não só fisicamente, mas também mentalmente. Aqui sabemos que corpo e mente estão super ligados, né?