MushFriday: Condições especiais o mês todo!!!

Até 30% OFF

A forma como seu cérebro e intestino conversam tem tudo a ver com o seu humor

Você sabia que o intestino é responsável por 95% da produção da serotonina? Isso acontece pela mais de 100 milhões de células nervosas presentes no órgão, ou seja, sua função não é apenas fazer a digestão dos alimentos, seu papel para o humor também é fundamental. O nome disso é eixo intestino-cérebro.

Aqui a gente explica como esses dois estão super ligados e como você pode manter uma boa relação entre intestino e cérebro, Confira:

Qual a ligação?

O cérebro e o intestino conversam entre si de três maneiras. A primeira é a partir do nervo vago, que liga o cérebro a outros órgãos além do intestino, como o coração.

A segunda faz a conexão a partir dos hormônios, produzidos por glândulas que enviam sinais para todo o corpo. As células enteroendócrinas liberam hormônios como resposta a estímulos de vitaminas e nutrientes.

A terceira também está fortemente ligada à imunidade, auxiliada pela alimentação e favorecendo nosso cérebro de modo saudável.

Como enxergar essa relação?

O papel do intestino é justamente quebrar as moléculas para melhor absorção de vitaminas e nutrientes, isso se transforma em “combustível” para o melhor funcionamento do cérebro.

Ou seja, se nos sentimos sem energia, sem disposição e com fácil oscilação do humor é porque não estamos nos alimentando bem, deixando nosso cérebro sem energia. 

O que fazer?

Consumir alimentos ricos em vitaminas e nutrientes são essenciais, isso faz com que o seu cérebro ganhe o combustível necessário e também fará com que seu intestino funcione melhor para desempenhar as três funções entre os dois órgãos.


A Mushin pode te ajudar nessa conversa entre cérebro e intestino.

Outros artigos que podem te interessar

Adaptógenos: o que são?

Adaptógenos: o que são?

Adaptógenos são substâncias naturais que ajudam o corpo a lidar com o estresse físico e mental — e eles estão cada vez mais presentes em suplementos e alimentos funcionais. 

Leia mais