Uma pesquisa feita pela Timelens, apontou que no ano passado as vendas de Melatonina (hormônio do sono) e Zolpidem (medicamento) tiveram um grande índice de compra. O levantamento feito a partir das buscas dos brasileiros também inclui pesquisas como “chás para dormir” e “remédios para dormir”, deixando a busca pelo sono perfeito cada vez mais em evidência.
Com certeza você já deve ter passado por um episódio de insônia, e com ele, a sensação terrível de ter que lidar com o dia seguinte, mas os problemas podem ser maiores do que somente o sono — ou melhor, a falta dele.
🛏️Por que temos insônia?
Muitos fatores podem ocasionar a insônia, desde problemas psicológicos até físicos. Se você sofre de ansiedade, por exemplo, muito provavelmente também tem a insônia como sintoma.
Porém, os hábitos nada saudáveis que cultivamos na nossa rotina podem ser o gatilho para que a insônia apareça. O uso exagerado e contínuo das redes sociais evidência isso muito bem, já que estamos recebendo informações e estímulos o tempo todo, até quando não deveríamos, como na hora de pegar no sono.
Além disso, se não cansamos nosso cérebro de uma maneira saudável, quando o momento de dormir chegar não vamos ter o mínimo vontade de descansar também, o que causa um sono leve e ineficaz.
😴O sono artificial
Se você pensa que para se livrar da insônia, o mais fácil é recorrer aos medicamentos você está totalmente enganado. O uso contínuo desses medicamentos para insônia podem ocasionar em uma dependência química, e quanto mais tempo ingerindo esses medicamentos, mais tolerância seu corpo cria e maior virá a dosagem para fazer efeito.
Esse processo a longo prazo parece difícil, né? Por isso, pensamos em soluções mais naturais e eficazes para te ajudar a se livrar da insônia, como produtos ricos em Vitamina D, que ajuda a regular o sono, mantendo o equilíbrio entre o estado de vigília e descanso. A deficiência dessa vitamina também prejudica a síntese do hormônio do sono — a melatonina.
🧠Como “cansar” o cérebro?
É bem simples, e para que você consiga entender basta imaginar que seu cérebro é um músculo, que para ficar forte, também precisa ser exercitado. Nesse caso, pensar nos dois (cérebro e músculo) é fundamental para combater a insônia.
Quando praticamos exercícios físicos, não só entramos em forma, como também exercitamos nosso cérebro para que ele possa ter um melhor desempenho. Durante a atividade física, nossos músculos contraem e liberam moléculas para o nosso sistema nervoso, traduzindo para o nosso cérebro a sensação de relaxamento, maior otimismo e garantindo uma melhor noite de sono depois de um estímulo saudável para corpo e mente.
📆Mudando o seu dia a dia
Mudar a rotina também é uma dica super importante para combater a insônia. Criar um ritual deixará seu corpo a par das mudanças e sua mente vai reconhecer essa sensação de descanso.
Isso dependerá muito da maneira como você se sente confortável, por exemplo: existem pessoas que só dormem escutando músicas ou sons da natureza, já outras só conseguem dormir no silêncio absoluto, como também existem pessoas que só conseguem pegar no sono com alguma luz baixa e as que só dormem se tudo estiver bem escuro.
Adotar novos hábitos e abandonar os que não fazem mais sentido é muito importante nesse processo, ok? Como o uso do celular. Sabemos que parece difícil, mas faz toda diferença, principalmente antes de dormir, pois o excesso de informação e luminosidade inibem a liberação da melatonina e resultam na insônia.
Mudar os produtos que você consome também pode fazer toda a diferença no combate da insônia. Consumir produtos que regulam nossos hormônios, trazem foco e aumentam a nossa imunidade pode ser uma solução bem eficaz, já que para exercitar corpo e mente, precisamos de fontes saudáveis de energia durante o dia e ter um melhor desempenho.
A Mushin é perfeita para entrar na sua rotina e ser sua companheira no seu ritual pessoal para acabar com a insônia. Que tal mudar seus hábitos com a gente?