A Dieta Plant-based ( tradução para “à base de plantas”) vem ganhando mais espaço no mercado wellness, agora, é mais comum ver pratos montados com alimentos mais naturais e mais coloridos com frutas, verduras e legumes.
Mas o crescimento não é só nas redes sociais, o mercado também está a par das mudanças de comportamento dos consumidores. Uma pesquisa de 2024 do The Good Food Institute (GFI) apontou que 36% dos brasileiros reduziram o consumo de carne nos 12 meses posteriores à pesquisa.
A proposta da dieta Plant-based é bem curiosa, e o motivo do crescimento dela aqui no Brasil é bem simples de entender — a saúde.
🥕O que é a Plant-based?
A Plant-based P tem como meta aumentar o consumo de alimentos naturais, como: frutas, legumes, verduras e vegetais, permitindo o consumo ocasional de carnes e outros alimentos de origem animal (leite e ovos). Muito diferente do vegetarianismo e veganismo, já que um não permite o consumo de carne e o outro não permite nenhum alimento de origem animal.
O aumento da procura pela Plant-based deixou de ser apenas por diminuir o consumo de carne. A adoção dessa prática se deve também à necessidade das pessoas em melhorar sua performance, aumentando sua vitalidade, foco e garantindo uma fonte de energia mais limpa para o corpo.
🩺Os benefícios
Não é novidade que diminuir o consumo de carne e de alimentos ultraprocessados é muito benéfico para o nosso corpo, mas o aumento de alimentos saudáveis que a Plant-based proporciona impulsiona ainda mais a performance pessoal, agindo como:
-
Melhora no equilíbrio hormonal;
-
melhora no foco, imunidade e sono;
🍽️Como adotar a dieta?
Claro, além de incluir mais alimentos naturais na sua alimentação, um passo importante para adotar a Plant-based é entender que é um processo gradual, ok? Até porque ninguém muda os hábitos alimentares da noite para o dia.
Apostar em produtos diferenciados podem te ajudar nessa transição alimentar, consumindo produtos que sejam mais interessantes para o seu paladar e que tragam propostas que trabalhem na mesma linha de raciocínio da Plant-based, que é cuidar da sua saúde.
E aí, pensou em adotar a Plant-based na sua rotina? A Mushin atua com esse diferencial de produtos no mercado e pode ser sua companheira na sua transição alimentar!