Você sabia que a saúde intestinal feminina funciona diferente da masculina? Pois é, fatores como rotina, ciclo menstrual, anatomia e regulação de hormônios diferenciam esse cuidado com a saúde intestinal.
Calma, se você não sabia disso a gente te explica direitinho por aqui, assim você cuida da sua saúde intestinal da maneira correta — e indica essa leitura para alguém que precisa saber como se cuidar também, ok?
O impacto da diferença
Falando de questões anatômicas, o cólon feminino é pouco maior do que o masculino (aproximadamente 10 centímetros), ocasionado assim em maiores possibilidades de surgimento de problemas intestinais como constipação e gases.
Agora falando em hormônios, os níveis de progesterona e estrogênio influenciam diretamente no ritmo de funcionamento do intestino, que durante a ovulação e gravidez podem fazer com que o processo de digestão seja mais lento, levando a constipação e prejudicando sua saúde intestinal.
Para as mulheres na menopausa, o cuidado com a saúde intestinal deve ser ainda mais reforçado. Durante esse período, a produção diferente de hormônios e a força do músculo assoalho pélvico também contribuem para os problemas intestinais.
Como cuidar da saúde intestinal?
Incluir alimentos ricos em fibras é fundamental, já que elas contribuem de forma eficaz na ingestão e no trânsito do intestino. Mas sempre bebendo muita água, ok? sem uma hidratação adequada as fibras não fazem o devido efeito e podem até prejudicar ainda mais sua saúde intestinal.
Exercícios físicos também são muito bem-vindos, auxiliando na motilidade intestinal. Você pode somar eles a alimentos que te deem mais energia que também ajudam a regular a saúde do seu intestino, como produtos ricos em vitamina D.
Conta com a Mushin para cuidar de você!