Atualmente, é quase que impossível viver sem estar conectado às redes sociais e ao nosso telefone — e estamos falando isso sem te julgar, tá? Sabemos que seguindo as normas sociais de hoje em dia, é completamente normal. Porém, ser normal não significa que te faz bem. No ano passado, a Oxford University Press declarou que a palavra do ano foi brain rot — termo em inglês que significa deterioração do cérebro relacionado à exposição de conteúdos rápidos e superficiais.
O contato ficou mais fácil e constante depois do digital, mas especialistas apontam que os malefícios de estar sempre conectado são bem expressivos e que a adoção de um detox de dopamina artificial é a melhor opção. Confira:
⚠️Os indícios que você precisa de um tempo do celular
Pode ser muito confortável chegar do trabalho cansado e ficar rolando a timeline do TikTok ou do Instagram por um tempinho — ou até horas, sem você nem perceber — para dar uma descansada e uma desligada do dia exaustivo, né? Muito pelo contrário, ao passar horas olhando para a tela do seu celular, seu cérebro só está pedindo mais ajuda, e esse falso estímulo de dopamina digital não funciona.
Um estudo da revista NeuroImage, analisou o vício em vídeos curtos de forma neurológica e psicológica, o resultado é o que já esperávamos: desaceleração mental, dificuldade de concentração e fadiga mental.
Pensar nisso agora é pensar na sua versão do futuro, que ainda pode evitar os malefícios do vício digital.
📚Como aderir ao detox digital
Não existe nenhuma fórmula mágica para acabar com o brain rot, mas existem soluções reais que você pode adotar na sua rotina para superá-lo. Por aqui, já falamos sobre o nosso cérebro ser tal qual um músculo, que precisa ser exercitado e fortalecido para um melhor funcionamento do restante do corpo. Agora, você precisa pensar no detox digital como uma dieta, que ajuda você a chegar no resultado que você precisa.
Para isso, aqui estão algumas dicas:
-
Defina um tempo limite para as suas redes sociais;
-
Pense em atividades externas, que te façam sair de casa e passar mais tempo longe das redes;
-
Estimule seu cérebro com leituras (livros, artigos, etc);
-
Evite utilizar o telefone antes de dormir e garanta um sono melhor;
Além de tudo isso, existem alimentos naturais que podem te auxiliar no foco e na concentração de maneira muito saudável, perfeitos para incluir no processo do detox digital.
A Mushin pode ser sua parceira nesse processo! Que tal contar com a gente?